Quer fazer um jogo? Dê o primeiro passo. Faça.

Padrão

keep-calm-and-just-do-it-11

Fóruns, comunidades (orkut?), mesas redondas… Sempre há a mesma afirmativa: “Eu quero fazer um jogo, mas não sei como começar.”

Jovem, a resposta para isso é uma: Apenas Faça. Não importa se vai ser o mais bonito ou o mais divertido. Comece um. Uma verdade que lhe digo é que o seu primeiro jogo vai ser o pior de todos que você já fez, porém você fez para aprender.

Em vez de você focar em fazer o melhor jogo do mundo, saiba primeiro como funciona um jogo. Crie, teste, re-teste e aprenda com o que você fez.

Dois programas que recomendo para você começar a iniciar sua jornada no desenvolvimento de jogos são o Game Maker e o Unity 3D.

Game Maker

Game Maker é um programa que possui versão free para você começar a fazer jogos básicos ao estilo 2D, por exemplo. Tente você mesmo criar uma versão do Mário. Há vários pacotes de sprites (imagens em 2D) disponíveis para o Game Maker e aproveite os tutoriais no próprio site da Yoyo Games. Veja um exemplo feito no GM.

Já utilizei muito o Game Maker para aprender o básico do básico no desenvolvimento de um jogo 2D. De entender a importância de um bom Sprite até IA (Inteligência Artificial) do inimigo. A interface é bastante intuitiva e instrutiva. É um ótimo primeiro passo.

Para baixar acesse o link: http://www.yoyogames.com/

Unity 3D

O Unity 3D é uma incrível engine para desenvolvermos jogos em 2D e 3D. Possui várias ferramentas para fazer desde um FPS até um Hack’n’Slash. Como é uma ferramenta muito robusta, vai demandar um pouco mais de estudo para entender como funciona cada ferramenta. É um aprendizado muito satisfatório. Está disponível em versão free e paga. Baixe-o e comece a testar. Veja um exemplo de jogo feito no Unity 3D.

A sua interface é bem intuitiva desde fazer terrenos, florestas, água, colisão, interface, etc. O Unity 3D possui um personagem 3D padrão que você pode testar no seu cenário. Comece a testar cada ferramenta. Tutoriais na internet existem em português e em inglês.

Para baixar, clique no link: http://unity3d.com/unity

Lógico que existem n outras ferramentas que você pode utilizar, trouxe para vocês duas que recomendo para iniciar. E repito o que disse antes: comece a fazer um não se preocupando tanto pela estética ou diversão e sim em entender o funcionamento. Entendendo como funciona, o céu é o limite.

Bons Estudos e caso tenha conseguido finalizar um jogo, mande pro blog que a gente divulga.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s